terça-feira, 8 de setembro de 2015

COACHING & A CONSTRUÇÃO DE TALENTOS


COACHING & A CONSTRUÇÃO DE TALENTOS – Para realizar um trabalho acadêmico sobre este tema faz-se necessário realizar uma revisão da literatura envolvendo uma abordagem acerca de gestão de pessoas e a liderança, a liderança e construção de talentos, tratar sobre Coach efetuando uma abordagem histórica e fundamentação conceitual, a a atividade, a responsabilidade, atribuições e competências do coach, o papel do coaching, as etapas e fases do coaching, bem como os tipos e modalidades do coaching.
Apropriadas são as palavras do personal e professional coach, Leo Antonio Michelis Ostrovski: O termo surgiu na Inglaterra, aproximadamente em 1500, para denominar aqueles que conduziam uma carroagem. Com o passar dos tempos a palavra começou a ser usada para definir tutores e pessoas que treinavam equipes. O coach, ou o processo de choaching, é uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas de vida de um cliente, grupo ou empresa. Torna-se uma parceria entre o coach e o coachee (cliente) para o crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e melhora da qualidade de vida. O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer que ele amplie suas realizações e conquistas. Essa abordagem é baseada em metodologia focada na realização de objetivo e tem como principais pilares: ser humano, metodologia, técnicas e competência. É desejável que o coach possua competências e habilidades, tais como comunicação, motivação, planejamento, transformação, visão sistêmica, ética e caráter.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBUQUERQUE, Lindolfo G. Competitividade e Recursos Humanos. Revista de Administração, São Paulo, v.27, n.4, p. 16-29, out /dez. 1992.
BARBOSA, Carolina. O papel do coaching dentro da organização. Belo Horizonte: CUU, 2009.
BLANCO, Valéria. Um estudo sobre a prática de coaching no ambiente organizacional e a possibilidade de sua aplicação como prática de gestão do conhecimento. Brasília: UCB, 2006.
BOWDITCH, James; BUONO, Anthony. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1997.
______. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
______. Construção de talentos: coaching & mertoring – as novas ferramentas da gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.
_______. Recursos humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2006.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1996.
________. Administração de Organizações sem fins Lucrativos. São Paulo: Pioneira, 1994.
FERREIRA, Marcos Aurélio. Coaching – um estudo exploratório sobre a percepção dos envolvidos: organização, executivo e coach. São Paulo: USP, 2008.
GARCIA, Ana Lucia. O processo de coaching nas organizações empresariais. Porto Alegre: PUC, 2011.
GASPAR, Denis; PORTÁSIO, Renato. Liderança e coaching: desenvolvendo pessoas, recriando organizações. Revista de Ciências Gerenciais, Vol. XIII, nº 18, 2009.
KRAUSZ, R. R. Coaching executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.
MUSSAK, E. Gestão humanista de pessoas: o fator humano como diferencial competitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
TERRA, José Claudio. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio, 2001.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009.

Veja mais aqui e aqui.

VAMOS APRUMAR A CONVERSA?
Dê livros de presente para as crianças.
Aprume aqui.